sexta-feira, 15 de abril de 2011

Massa básica para tortas

   Esta receita rende duas tortas. Acredite. Esta é uma receita básica e que poderá ser usada para qualquer tipo de torta doce assada, Tart Tatin, Torta de Maçãs, Frutas, Nozes Pecan… As possibilidades de recheios são infinitas. 
   O segredo aqui é a ordem em que você vai usar os ingredientes. 
Primeiro os secos, farinha e açúcar, depois a manteiga e por fim o ovo e o leite. Então vamos lá. 500 gramas de farinha e 100 gramas de açúcar, acrescente  200 gramas de manteiga sem sal e com as pontas dos dedos (não queremos aquecer a massa para que a gordura não se separe) faça uma espécie de farofa, misturando bem os igredientes mas sem amassá-los. 
   Agora faça um buraco no meio desta farofa e coloque o ovo e metade do leite. Começe a misturar e homogenizar a massa, acrescente o restante do leite e então aperte a massa até ela ficar macia, lisa e homogênia. 
   Se precisar acresente um pouco mais de farinha, vai depender da temperatura, umidade e quantidade de água no ovo, o segredo é fazer a massa sempre à mão para sentir sua textura e ir acertando aos poucos. 
   Corte a mass ao meio e faça duas bolas, enrrole num zapt e leve a geladeira por 20 minutos.
   Bem fechada pode durar até 1 dia na geladeira, depois ela vai oxidar e ficar escura.

Receita retirada do:
CURSO DE PANIFICAÇÃO – OVG
Os interessados podem se inscrever na Oficina Educacional (avenida Cristóvão Colombo, s/n – Jardim Novo Mundo. Informações sobre os cursos gratuitos pelo telefone: (62) 3201-6949 ou no site: http://www.ovg.org.br/index.php?idEditoria=3880

Nenhum comentário:

Postar um comentário